Um sonho sonhado sozinho é só um sonho

segunda-feira, outubro 17, 2016


João Paulo Silva ou Bboy João Paulo como  é costumado ser chamado dentro do movimento hip hop o qual faz parte a 11 anos, chegou ao Crato no ano de 2009, aqui chegando deparou se com um hip hop inexistente naquele período ou não publico como é de práxis em sua origem.
Bboy João Paulo é oriundo do estado de Pernambuco onde possui um forte movimento Hip Hop em variadas cidades do Sertão, o mesmo vem de uma práxis colaborativa que busca o fortalecimento e a disseminação dos 4 elementos desta cultura, chegando aqui vagou por alguns espaços em busca de contatos ou integrantes do movimento a fim de se inserir, no entanto foram falhas as tentativas.
Enquanto estudante da escola Polivalente no Crato, teve a possibilidade de conhecer um professor de artes, o Arte Educador Alexandre Lucas que também é coordenador do coletivo camaradas que é um grupo politico que atua no campo das artes, este contato possibilitou algumas vivencias iniciais dentre elas a participação de alguns movimentos de juventude como foi o caso do Abriu pra juventude.
Este contato com o coletivo camaradas possibilitou o contato com o geografo e militante da cultura hip hop Ricardo Alves que integra o coletivo e juntos desenvolveram a iniciativa do coletivo Oficina Ensaio Aberto Break Dance com o intuito de propiciar espaços educativos de oficinas de break dance, espaço para o ensaio (treino) dos bboyngs existentes na cidade mais que não estavam organizados e um espaço aberto a contribuição e participação de qualquer pessoa disposta a somar e multiplicar o movimento Hip Hop.
Atualmente João Paulo não está sozinho, conta com a coletividade de cerca de 40 crianças e jovens da cidade do Crato que constroem o movimento Hip Hop partindo do elemento da dança e que juntos sonham e transformam as suas realidade a partir do Break dance.
Dentre os ganhos políticos que podemos apontar com esta iniciativa está a criação de grupos de Rap, iniciativa da ação Hip Hop é coisa seria bem como um movimento de Batalha de Rimas que vem acontecendo no Crato e ainda influenciou a retomada das batalhas de rima no Juazeiro do Norte.


A cena é SOMAR pra MULTIPLICAR! Porque Um sonho sonhado sozinho é só um sonho...

Esta entrevista faz parte do documentário que visa contar a história do Hip Hop do  Crato como parte das ações desenvolvidas pelo Oficina Ensaio Aberto Break Dance dentro do projeto contemplado no premio Hip Hop 2014 da Funarte que foi recebido em 2015 no mandato da presidente Dilma e gestão de Cultura  do Ex Ministro de Juca Ferreira. O Documentário devera ser lançado até dezembro de 2016.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images